PASSO-A-PASSO
01.Cada artista ou grupo convidado a receber o Prêmio Grão de Música deverá ter, pelo menos, um (01) CD físico publicado com qualidade padrão de fábrica; ou dois (02) álbuns digitais disponíveis em aplicativos de música como Spotify, iTunes, Deezer, GooglePlay, entre outros.
Atenção: um álbum precisa ter mais que 30 minutos de duração ou mais de 7 faixas.
02. A Coletânea Grão de Música contempla a identidade musical brasileira em sua ampla diversidade, preferencialmente com representação de todas as grandes regiões do país.
03. O CD Grão de Música não é mais produzido no formato físico desde 2020, migrando para o formato virtual em 2021.
04. Os critérios de seleção do PGM levam em conta a contribuição dos e das artistas para a cultura brasileira. Bem como sua atuação e trajetória dentro e fora do país.
05. Um ou uma artista poderá receber o PGM mais de uma vez, obedecendo a um intervalo de três anos para nova premiação. Nesse caso avalia-se nova publicação de impacto positivo no segmento musical ao qual se dedica o PGM.
06. A premiação é centrada na pessoa e sua trajetória artística. A comissão leva em conta uma obra específica (CD, LP), mais de uma obra (vários CDs, LPs ou álbum digital), uma discografia completa.
07. O PGM se destina, especialmente, ao gênero canção brasileira. Entende-se por canção uma obra que contenha letra e melodia, composta para ser cantada.
08. A livre aceitação do convite para receber o PGM pressupõe total concordância, por parte do premiado ou premiada, com a disponibilização do fonograma cedido para coletânea Grão de Música no site oficial do PGM e nos aplicativos de música (streaming) disponíveis e/ou que venham a existir para acesso do público. A distribuidora da coletânea digital é e sempre será definida pela comissão organizadora do PGM, que atualmente trabalha em parceria com a Tratore Distribuição.
09. Uma vez aceito o convite, o artista ou a artista se compromete a estar presente na cerimônia de entrega do PGM – em data e local definidos, antecipadamente, pela organização da premiação; ou, em caso de ausência, a indicar representante para receber seu troféu no ato da cerimônia.
10. O PGM não envia troféu e CDs posteriormente ao premiado ou premiada.
11. Cada artista custeará suas próprias despesas com deslocamento até São Paulo (passagem, hospedagem, alimentação, etc). O PGM não se responsabiliza por estas desepesas, auxiliando apenas com informações sobre a cidade e logística.
12. O envio de material (CDs/ Links) não pressupõe, necessariamente, a seleção do artista ou da artista para receber a premiação no ano corrente ou em edição seguinte. Todo o conteúdo recebido fica disponível no acervo para consultas futuras, bem como para memória do PGM.
13. Este regulamento pode ser alterado pela comissão organizadora do PGM, a qualquer tempo, sem aviso prévio, devendo-se considerar como norma vigente a data de alteração mais recente disposta no fim deste regulamento, na aba DIRETRIZES.
14. A premiação do e da artista pressupõe aceitação plena deste regulamento publicado no sítio oficial www.premiograodemusica.com.br.
COMPLEMENTO AO REGULAMENTO DO PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA | DE 08-12-2017
CURADORIAS REGIONAIS
A partir do ano 2018 o Prêmio Grão de Música constitui Curadorias Regionais espalhadas por todo o país. Artistas, produtores e produtoras culturais, agentes culturais, pessoas envolvidas com a arte musical são convidadas a colaborar, voluntariamente, com a premiação.
As Curadoras e Curadores regionais têm função seletiva, ou seja, de fazer a primeira seleção dos álbuns a serem enviados à comissão organizadora do PGM, em São Paulo, no caso de CD físico; ou de indicar via e-mail, links para audição em espaços na Web, em casos de lançamentos digitais. Cabe a equipe central eleger os quinze nomes premiados a cada edição.
Curadores e curadoras serão elos entre artistas e o Prêmio Grão de Música.
Em caso de necessidade, para contato direto, o PGM mantém o seguinte endereço para correspondência via Correios:
PRÊMIO GRÃO DE MÚSICAR. Rocha, 35/33 – Bela Vista
01312-010 – São Paulo – SP
OBS.: O PGM não se responsabiliza por possíveis extravios dos Correios. Recomenda-se enviar com AR.
SOBRE A IDENTIDADE VISUAL PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA
A logomarca e o troféu do PGM foram concebidos pelo artista visual brasileiro Elifas Andreato. Este consiste numa escultura medindo 30cm e pesando 3kg, fundida em bronze maciço sobre uma base de granito 6x6cm. O artista deu-lhe o nome de Maria.
Fotos: Sabrina Pestana (Olho na Nuca).
Editado em 09.06.2022. Por coordenação do Prêmio Grão de Música.